No dia Mundial da Floresta, dia 21 de março, A Piscotávora – Associação de Produtores Florestais, o ICNF, I.P. – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Quercus promoveram conjuntamente uma plantação de árvores de espécies autóctones na Serra do Pisco.

Esta ação de sensibilização denominada “Uma árvore pela Floresta” contou com a participação dos alunos do curso de Jardinagem do Agrupamento de Escolas de Trancoso e com os alunos do 2o ano do curso de Mecatrônica da Escola Profissional de Trancoso. Contou ainda com o apoio e envolvimento do Município de Trancoso e da União das Freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Távora e Douro.

Durante a realização da ação de sensibilização foi também celebrado o Protocolo de Parceria entre a Piscotávora, O ICNF, I.P. e a União das Freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior para o “Restabelecimento da Floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou catástrofes naturais” (PDR2020 – Operação 8.1.4) no perímetro florestal da Serra do Pisco, com o objetivo de aumentar e valorizar o seu património florestal.

Para assinalar a data realizar-se-á ainda no dia 24 de março uma caminhada, organizada conjuntamente com o grupo Quebra Solas, com partida às 14h00 junto ao posto de Turismo de Trancoso até à Serra do Pisco onde ocorrerá igualmente uma plantação de árvores autóctones com todos os participantes, terminando com um lanche convívio.

Nos dias 5 e 6 de Abril serão as crianças integradas nas atividades promovidas pelo Município de Trancoso para as férias da Páscoa a participar na plantação de árvores numa organização conjunta entre a Piscotávora e o Gabinete de Gestão Florestal do Município.