Piscotávora http://piscotavora.pt Associação de Produtores Florestais Fri, 22 Jun 2018 11:08:40 +0000 pt-PT hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.7.2 Plantação de árvores de espécies autóctones http://piscotavora.pt/plantacao-de-arvores-de-especies-autoctones/ http://piscotavora.pt/plantacao-de-arvores-de-especies-autoctones/#respond Thu, 22 Mar 2018 15:44:11 +0000 https://piscotavora.pt/?p=730

No dia Mundial da Floresta, dia 21 de março, A Piscotávora – Associação de Produtores Florestais, o ICNF, I.P. – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a Quercus promoveram conjuntamente uma plantação de árvores de espécies autóctones na Serra do Pisco.

Esta ação de sensibilização denominada “Uma árvore pela Floresta” contou com a participação dos alunos do curso de Jardinagem do Agrupamento de Escolas de Trancoso e com os alunos do 2o ano do curso de Mecatrônica da Escola Profissional de Trancoso. Contou ainda com o apoio e envolvimento do Município de Trancoso e da União das Freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior e o patrocínio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Vale do Távora e Douro.

Durante a realização da ação de sensibilização foi também celebrado o Protocolo de Parceria entre a Piscotávora, O ICNF, I.P. e a União das Freguesias de Trancoso (São Pedro e Santa Maria) e Souto Maior para o “Restabelecimento da Floresta afetada por agentes bióticos e abióticos ou catástrofes naturais” (PDR2020 – Operação 8.1.4) no perímetro florestal da Serra do Pisco, com o objetivo de aumentar e valorizar o seu património florestal.

Para assinalar a data realizar-se-á ainda no dia 24 de março uma caminhada, organizada conjuntamente com o grupo Quebra Solas, com partida às 14h00 junto ao posto de Turismo de Trancoso até à Serra do Pisco onde ocorrerá igualmente uma plantação de árvores autóctones com todos os participantes, terminando com um lanche convívio.

Nos dias 5 e 6 de Abril serão as crianças integradas nas atividades promovidas pelo Município de Trancoso para as férias da Páscoa a participar na plantação de árvores numa organização conjunta entre a Piscotávora e o Gabinete de Gestão Florestal do Município.

]]>
http://piscotavora.pt/plantacao-de-arvores-de-especies-autoctones/feed/ 0
Nova Imagem Piscotávora http://piscotavora.pt/nova-imagem-piscotavora/ http://piscotavora.pt/nova-imagem-piscotavora/#respond Wed, 21 Feb 2018 12:39:50 +0000 https://piscotavora.pt/?p=662

É com muito gosto que a Piscotávora assume uma nova imagem.

Um novo logotipo, uma nova identidade visual e uma nova forma de se apresentar aos públicos com que contacta.

De forma a reforçar a nossa presença e preocupação com quem nos é próximo, passámos de uma imagem antiga, utilizada há bastante tempo, algo gasta, para uma imagem renovada, moderna e que acompanha a evolução que tem vindo a acontecer nos últimos anos.

Antiga Imagem


Nova Imagem


Com recurso a simbologias da área como a floresta ou a geografia e os conceitos a elas associados, foi criado um símbolo que traduz a filosofia da empresa com uma alusão direta à natureza através do ícone representativo da folha.

A esta mudança visual, está associada um novo site e página de facebook, pelo que nos poderá acompanhar e contactar através da web.

]]>
http://piscotavora.pt/nova-imagem-piscotavora/feed/ 0
Candidaturas para criação de parques de madeira queimada http://piscotavora.pt/candidaturas-para-criacao-de-parques-de-madeira-queimada/ http://piscotavora.pt/candidaturas-para-criacao-de-parques-de-madeira-queimada/#respond Mon, 19 Feb 2018 17:00:48 +0000 https://piscotavora.pt/?p=649

AVISO de abertura de CONCURSO de APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURAS para CRIAÇÃO DE PARQUES DE MADEIRA QUEIMADA DE ESPÉCIES RESINOSAS OU AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO DE PARQUES já EXISTENTES

Tendo em consideração a extensão da área florestal ardida em 2017, a qual originou, para além dos impactes ambientais e ecológicos, uma elevada quantidade de madeira ardida que importa valorizar, este concurso visa promover o aumento da capacidade instalada de parqueamento de madeira, minimizando efeitos disruptivos nos mercados, nomeadamente ao nível do seu impacto nos produtores florestais e contribuindo também para a sustentabilidade do abastecimento das indústrias consumidoras.
Este aumento da capacidade de armazenamento permitirá ainda evitar a deterioração das características físicas e mecânicas da madeira com utilizações mais nobres, e, igualmente, contribuir para o cumprimento de medidas de proteção fitossanitária impostas no âmbito do controlo do nemátodo da madeira do pinheiro e de outros agentes bióticos nocivos, estas, plasmadas no Decreto-Lei n.º 95/2011, de 8 de agosto, alterado pelo Decreto-Lei n.º 123/2015, de 3 de julho, e na Decisão de Execução n.º 2012/535/UE, da Comissão, de 26 de setembro de 2012, na sua redação atual, que, entre outras obrigações determinam a necessidade de promover o abate das coníferas hospedeiras do nemátodo da madeira do pinheiro (NMP) com sintomas de declínio, onde se incluem as árvores ardidas.
]]>
http://piscotavora.pt/candidaturas-para-criacao-de-parques-de-madeira-queimada/feed/ 0
Campanha de limpeza do mato http://piscotavora.pt/campanha-de-limpeza-do-mato/ http://piscotavora.pt/campanha-de-limpeza-do-mato/#respond Mon, 19 Feb 2018 16:44:53 +0000 https://piscotavora.pt/?p=647
O Ministério da Administração Interna e o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural lançam o apelo:
Até ao dia 15 de março, os proprietários devem limpar os seus terrenos numa faixa de 50 metros à volta das casas e nos 100 metros à volta das aldeias.
O objetivo é o de aumentar a segurança das pessoas e bens.
A gestão do combustível florestal junto às casas e aos aglomerados populacionais é vital para evitar tragédias como as que aconteceram em junho e outubro de 2017.
Portugal sem fogos está nas mãos de todos.
Perguntas e respostas
O que significa «gestão de combustíveis»?
Entende-se por gestão de combustíveis a redução de material vegetal e lenhoso de modo a evitar a ignição e a dificultar a propagação do fogo na vertical (do estrato herbáceo para os matos e destes para as copas) e na horizontal (ao longo dos diferentes estratos). Em síntese, significa cortar as ervas, os arbustos e as árvores, em algumas áreas, de forma a minimizar o risco face aos incêndios.
A gestão de combustíveis protege-me? 
Sim e às outras pessoas também. Quando o fogo atinge as áreas em que foi realizada a gestão de combustíveis, a propagação do incêndio fica dificultada. Com esta prática, as habitações, bem como toda a sua envolvente, ficam mais seguras e protegidas.
Por outro lado, a gestão de combustíveis facilita a acessibilidade dos bombeiros e outros operacionais, tornando a sua intervenção mais eficaz e segura.
 
A gestão de combustíveis protege a floresta?
No caso de um incêndio de grandes dimensões, esta prática reveste-se de extrema importância pois garante a descontinuidade do material combustível, dificulta a propagação do incêndio e diminui a sua intensidade, permitindo ainda uma maior eficácia para o combate.
Também a gestão de combustíveis ao longo das estradas cria melhores condições para evitar a progressão do fogo e permite o acesso e circulação.
Onde fazer a gestão de combustíveis?
É obrigatório proceder à gestão de combustíveis numa faixa mínima de 50 metros à volta das edificações ou instalações (habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos) inseridas nos espaços rurais ou florestais. Esta faixa é medida a partir da alvenaria exterior da edificação. Este ano, o prazo para esta gestão de combustível termina a 15 de março.
No caso dos aglomerados populacionais (10 ou mais casas) esta faixa de proteção estende-se até aos 100 metros.
De quem é a responsabilidade pela gestão de combustíveis?
São obrigados a fazer a gestão de combustível todos os proprietários, arrendatários, usufrutuários e entidades que detenham terrenos inseridos nas áreas referidas anteriormente, mesmo que não sejam os proprietários das edificações.
São igualmente obrigados a fazer a gestão de combustível as entidades responsáveis pelas redes rodoviária, ferroviário, elétrica, entre outras, bem como as entidades gestoras de áreas industriais, parques de campismo, centros logísticos e outras infraestruturas.
A minha casa é junto à floresta, tenho de cortar as árvores todas do meu jardim?
A gestão de combustível não significa eliminar toda a vegetação. Uma árvore, desde que podada e localizada a uma distância entre copas de 4 metros de outras árvores e a mais de 5 metros da casa, pode ser mantida. Devem ser evitadas espécies de elevada inflamabilidade na área envolvente da casa.
O meu vizinho não limpou o terreno ao lado da minha casa. A GNR já levantou o auto de contraordenação. O que posso fazer?
Até 31 de maio de 2018, as câmaras municipais garantem a realização de todos os trabalhos de gestão de combustível, devendo substituir- se aos proprietários e outros produtores florestais em incumprimento, procedendo à gestão de combustível prevista na lei. Para o cumprimento da execução coerciva dos trabalhos que se mostrem necessários ao pleno cumprimento das medidas preventivas, as câmaras municipais contam com a colaboração das forças de segurança.
 
Junto à minha casa, dentro do perímetro urbano, há um terreno cheio de silvas densas, do qual desconheço o proprietário. O que devo fazer?
Deverá alertar as autoridades competentes para tal situação, nomeadamente a Câmara Municipal. Pode ainda usar o número de telefone 808 200 520 para reportar a situação.
Tenho um pinhal cuidado mas que está muito distante das casas e das estradas. É um pinhal adulto plantado com distância de 2m de copa. Tenho de abater as árvores?
Não. Neste caso não é obrigatório fazer a gestão de combustível.
Tenho uma parcela de floresta que fica junto de um aglomerado populacional. Ao fazer a gestão de combustível, a quantos metros das casas podem ficar as primeiras árvores? 
Cabe aos proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos inseridos na faixa de 100 metros envolvente da aldeia, a gestão de combustível nos respetivos terrenos. Não poderão existir árvores a menos de 5 metros das casas.
A minha casa fica no perímetro florestal e num dos lados tem uma estrada. Os 50m contam mesmo depois da estrada?
Ao longo da estrada de acesso particular a uma edificação deverá ser feita uma faixa de gestão de combustível de 10 metros ou superior para cada um dos lados. Apesar de existir a estrada, a gestão de combustível deverá abranger um raio de 50 metros, medidos a partir da casa.
Como devo limpar? Basta cortar os arbustos ou tenho de ter a terra à vista?
O coberto arbóreo deve, sempre que possível, ter copas que se distanciem entre si pelo menos 4 metros e ter a base das copas à altura mínima de 4 metros.
Deve ser garantida a descontinuidade horizontal dos combustíveis ao longo das faixas de gestão de combustível.
Há um estaleiro cheio de combustível e outros materiais inflamáveis junto da minha casa, que fica próxima da floresta. O que devo fazer?
Deverá alertar as autoridades competentes para tal situação. Pode ainda usar o número de telefone 808 200 520 para reportar a situação.

Fonte

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/noticia?i=campanha-de-limpeza-do-mato

]]>
http://piscotavora.pt/campanha-de-limpeza-do-mato/feed/ 0
Plano de Abertura de Candidaturas 2018 http://piscotavora.pt/plano-de-abertura-de-candidaturas-2018/ http://piscotavora.pt/plano-de-abertura-de-candidaturas-2018/#respond Tue, 30 Jan 2018 17:20:32 +0000 https://piscotavora.pt/?p=47

Consulte aqui o plano previsional de abertura de candidaturas para o ano de 2018.

(Atualizado a 19.01.2018)

]]>
http://piscotavora.pt/plano-de-abertura-de-candidaturas-2018/feed/ 0